Como melhorar a transmissão de rádio PX sem aumentar a potência?

rádio px

Essa é a pergunta de ouro do radio operador. Existem várias formas de melhorar a transmissão de rádio px sem que seja necessário aumentar a potência do aparelho. Conheça algumas formas a seguir.

 

Melhorando a transmissão de rádio PX

Uma das principais formas de melhorar a transmissão do rádio PX é diminuindo as perdas que ocorrem entre o rádio e a antena pelo cabo coaxial, a linha de transmissão. Para o PX, é recomendado o uso do cabo coaxial de 50 ohms.

 

Uma das formas de reduzir perdas é reduzir o tamanho do cabo. Fala-se muito sobre cortar o cabo de acordo com múltiplos ímpares de 1,825cm para ter uma boa estacionária. Entretanto, isso pode ser um risco para o funcionamento na hora do corte.

 

Recomenda-se cortar o cabo no menor múltiplo possível para reduzir perdas na linha de transmissão. Entretanto, não fique cortando pedacinhos de cabo até atingir uma boa estacionária, pois dessa forma você está mudando a impedância da linha de transmissão. A estacionária (SWR) deve ser regulada na antena e não no cabo.

 

Outra forma de melhorar a transmissão é escolhendo o tipo de antena. Antenas têm características diferentes; algumas são melhores para comunicação local, outras para DX, cada antena tem seu custo benefício. Elas podem ser direcionais, semi direcionais (Antena L e Plano Terra), 5/8 de onda, entre outras. Aqui você pode conhecer algumas antenas ótimas para utilizar com seu rádio PX com a melhor qualidade e sem riscos.

 

Mesmo que seja possível melhorar a qualidade de transmissão do rádio PX sem aumentar a potência do aparelho, é preciso ter um bom rádio PX para não prejudicar suas transmissões. Veja aqui as opções de rádio PX da Aquário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *