Repetidor de sinal para celular: qual comprar na minha região?

Uma dúvida muito frequente na hora de comprar um repetidor de sinal para celular é saber qual o modelo mais adequado para a sua região e situação. Essa resposta pode ser encontrada depois de algumas buscas nas plataformas que a Anatel oferece. E nesse texto te ensinaremos a pesquisar e descobrir:

  1. se a sua operadora trabalha na sua região
  2. qual a frequência do sinal
  3. qual é a direção da antena da operadora
  4. qual é o repetidor de sinal para celular mais indicado

Então se você precisa de um repetidor de sinal para celular e não sabe qual escolher, continue a leitura.

Qual operadora chega na minha região?

Para que o repetidor de sinal funcione corretamente, o sinal da sua operadora deve chegar no local onde você quer instalar o aparelho com, no mínimo, duas barras de força. Menos que isso, pode ser que o repetidor não funcione corretamente. Mas antes vamos descobrir se a sua operadora realmente alcança a sua região.

Para isso, clique aqui e acesse o site da Anatel. Continue nesse texto para seguir as instruções:

Passo 1 – Escolha o seu estado e clique no botão “Confirmar”.

repetidor-1
Clique para ampliar

Passo 2 – Verifique se a sua operadora atende a cidade em que você quer repetir o sinal. Se a tabela apontar que “Não”, o repetidor de sinal para celular não funcionará. Nesse caso, a única alternativa é mudar para uma operadora que atenda a cidade escolhida. Mas, se na coluna da sua operadora indicar que atende, clique na palavra “Sim” e descubra a frequência de sinal dessa operadora.

repetidor de sinal para celularClique para ampliar

Qual é a frequência da minha operadora?

Passo 3 – Verifique todas as faixas de frequência disponível e escolha a que atende sua necessidade.

repetidor-3Clique para ampliar

Confira quais faixas a Anatel separou para atender cada tipo de sinal:

  • GSM e 3G – 800/850/900/1700/1800 MHz
  • 3G – 1900/2100 MHz
  • 4G (LTE) – 2500/700 MHz

Clique aqui para ver mais detalhes de cada faixa de frequência.

Vale ressaltar que as frequências mais baixas, 800/850/900 MHz, atendem a área rural. E as frequências mais altas, 1800/1900/2100/2600 MHz, atentem a área urbana. Isso porque as frequências mais baixas alcançam mais que 8 KM, da antena até o local de instalação do repetidor. Já as faixas mais altas alcançam cerca de 8 KM.

Por exemplo, escolhemos a cidade de Alto Alegre no Estado de São Paulo. Nossa necessidade aqui é repetir sinal 3G da Claro. Então de acordo com o site da Anatel, a Claro atende essa cidade e trabalha nas seguintes frequências:

repetidor-4
Clique para ampliar

Como já citamos acima, no Brasil, o sinal 3G atende nas frequências de 900/1700/ 1800/1900/2100 MHz. Então, já que a cidade de Alto Alegre trabalha com frequências dentro dessa abrangência, o indicado é escolher as faixas mais novas. No caso, todas as faixas que nos interessam foram iniciadas na mesma data. Por isso, escolhemos a frequência de 1800 MHz.

Explicando: faixas de 1750 MHz até 1800 Mhz podem ser arredondadas para 1800Mhz. Dessa forma, já que a cidade escolhida trabalha com várias faixas de 1775 MHz até 1880 MHz nós utilizaremos a 1800 MHz. Entendeu?

Qual é a direção da antena da operadora?

Escolhemos a cidade (Alto Alegre – SP), definimos o sinal (3G) e descobrimos a frequência desejada (1800 MHz). Pronto, agora vamos ver qual é a direção e distância da antena da Claro mais próxima. Pegamos um endereço qualquer da cidade para exemplificar.  Acesse o site coberturacelular.com.br clicando aqui.

repetidor de sinal para celularClique para ampliar

Passo 4 – Digite o endereço corretamente, com nome da cidade, rua e número do local. Áreas rurais que, geralmente, não tem endereço catalogado em mapas, podem precisar ser encontradas manualmente. Você faz isso explorando o mapa com o mouse e clicando exatamente onde o repetidor de sinal para celular será instalado.

O site irá mostrar um mapa com detalhes de cada antena, como o nome da operadora, as coordenadas e a distância entre o local escolhido. É para essa direção que você irá apontar a antena do seu repetidor no momento da instalação. Mas lembre-se, o aparelho só irá funcionar perfeitamente se o sinal estiver chegando com no mínimo duas barras de força.

Qual é o repetidor de sinal mais indicado?

Como você pôde perceber no exemplo acima, a antena da Claro emite o sinal 3G e sua localização/distância estão identificadas. Agora é só acessar a loja da Aquário, na categoria de repetidores de sinal para encontrar o modelo que mais se adequa à sua necessidade. Clique aqui e veja os repetidores de sinal para celular.

Por fim, vamos relembrar o nosso exemplo e escolher o repetidor de sinal ideal para a nossa situação:

✅  Cidade: Alto Alegre – SP
✅  Operadora: Claro
✅  Sinal desejado: 3G
✅  Frequência trabalhada pela operadora: 1800 MHz
✅  Intensidade do sinal: suficiente.

O repetidor de sinal RP-1870 trabalha na frequência de 1800 MHz e tem um ganho de 70Db, isso significa que ele consegue emitir o sinal captado em até 2.000 m². Na loja existe outros modelos com ganho de 60Db que atinge até 1.000 m² de abrangência. Há também opções compactas e com ou sem antena externa.

Repetidor celular 1800Mhz 70Db – RP-1870

repetidor de sinal para celular

repetidor de sinal para celular

 

Leia também:
– Como funciona e como escolher um repetidor de sinal de celular?
– O que você precisa saber antes de comprar um repetidor de celular

  1. Olha eu não tenho muita abilidade o que tenho mesmo é a nessesidade de saber o tipo de aparelho porque eu moro no Municipio de Campo Belo do Sul a 40 km da cidade é interior mesmo e o sinal aqui não é nada bom as vezes nem da pra completar um artigo que ela ja trava

  2. porque a aquario ainda nao desenvolveu o equipamento movel portatil p a medidiçao e aferiçao das frequencias, ? sabendo q ja existe o mesmo ja no mercado nacional mas o preço esta um pouco salgado p instaladores de pequeno porte e autonomos. outra coisa ja sou instalador ja algum tempinho 23anos trabalhando com telefonia fixa e movel e repetidores in door e out door proficionais,.

    1. tenho observado ai seus comentarios ai em cima da pagina, mto bom mas dificil e o cara conceguir acessar este saite ate o final, e por outro lado as operadoras estao inovando , e mudam as frequencias sem aviso previo dentro de suas areas de cobertura e licenciaturas eu mesmo ja perdi 02 repetidores recentes fas 02 meses da operadora vivo em mha regiao era freq de 850 mhz e do nada foram para 2.100 mhz prejuizo de quase 9 mil reais. agradeço ai atds pela oportunidade e espaço dado por sua empresa abraço a tds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *